terça-feira, 14 de outubro de 2014

The Color Run e a Pele

The Color Run 

os 5 kms mais felizes de todo o mundo

Explosões de cor acontecem um pouco por todo o mundo, e o lema é a diversão, a corrida, a cor, e o convívio de massas, com amigos, familiares e desconhecidos.
Em Portugal, realizam-se de Norte a Sul, sendo que a última realizou-se no Porto/Matosinhos (em 27/09/2014) e a próxima a realizar será em Leiria no dia 19/10/2014.
O evento é sem dúvida muito engraçado, e divertido, e não se pretende aqui criticar de alguma forma ou incentivar a participação.
No entanto, devido ao uso de pós/tintas, há sempre reações possíveis, quer porque habitualmente não estamos expostos a tamanhas quantidades de pó, e também porque em fenómenos sociais e de massa o comportamento das pessoas pode ser exagerado, levando neste caso as pessoas a rolar no chão cheio de pó colorido, ou tomar banhos de água, etc.
Nem sempre a população se informa o suficiente de como se proteger ou evitar determinadas situações.
Roupas e sapatilhas manchadas, assim telemóveis ou máquinas fotográficas,  manchas nos assentos do automóvel, como nos lençóis e pijamas (durante a noite) são situações perfeitamente possíveis, e o mais normal de acontecer, afinal falamos de uma corrida colorida.
O pó é constituído 100% de amido de milho, e sem glúten (fonte: site oficial Color Run), em principio uma substância bem tolerada, apesar da quantidade. Em relação aos corantes não consegui encontrar informação, nem aos seus usos na pele.
É recomendável o uso de óculos de proteção ou óculos de cor, e um lenço/ bandana para por à frente da boca e nariz para proteção. É necessário tomar precauções em termos de pele e cabelo também.

Em relação à pele...



 - o que acontece, como acontece?

A pele, o couro cabeludo e as unhas são formadas por uma proteína comum que é fibrosa e por isso colorível: a queratina.
As células que vemos à superfície da pele (na camada ou estrato córneo), estão, na verdade mortas - chamam-se corneócitos. Estas células são achatadas, sem núcleo. O estrato córneo é ainda constituído por um chamado "cimento intercorneocitário" que assegura a coesão dessa barreira.
O objetivo principal das células com queratina é formar uma barreira protetora, impermeabilizar, e  permitir a hidratação das camadas mais profundas da pele.
A permeabilidade da barreira é determinada pelo estado geral da pele, ou seja, se a pele não estiver hidratada, por exemplo, ou se tiver uma ferida, ou for uma pele com problemas, a sua permeabilidade e a sua função protetora não serão as mesmas.
A pele não é uma barreira total e estanque, tem meios de comunicação entre o meio ambiente e o nosso organismo, para além de espaços intercelulares, tem também poros. Na pele temos ainda os anexos cutâneos como Glândulas sebáceas e sudoríparas, Pelos (ou Cabelos), e  Unhas. Os pelos, cabelos e unhas (Faneras), são também compostos por queratina e esta é afetada por agressões físicas e químicas.
Ao sermos expostos a substâncias externas, por muito que a Pele nos proteja, e por muito saudável que esteja, vai sempre absorver substâncias. Daí que no nosso dia-a-dia, somos afetados por fatores exógenos, pois absorvemos poluição, radiação, fumo, exposição ao frio, calor, e produtos tóxicos que consumimos (álcool, tabaco, medicação);  e fatores endógenos, tais como doenças hereditárias, sistema imunitário, hormonal, etc.
No caso de fazer uma corrida deste género, use roupa a cobrir as pernas e os braços, roupa que seja "manchável", ou que na eventualidade da tinta não sair, não fique descontente. Leve peças que já não use tanto, ou que sejam as chamadas "roupas para sujar", o mesmo para o calçado, e chapéu/lenços. Não se esqueça dos óculos de sol! Em relação aos aparelhos leve em bolsas plásticas.
Porquê tapar ao máximo a pele? O pó vai sendo absorvido pela pele, ao passar pelas nuvens de cor, assim como pelos pulmões, uma vez que inalamos com a respiração. A pele à noite continua a respirar, não para, e é à noite até que os seus processos estão mais activos. Durante a noite para além de uma actividade intensa por parte da nossa pele, também suamos, e também libertamos toxinas. Daí que, se vai estar exposto durante o dia a algum tipo de pó, quanto mais tempo estiver a absorve-lo maior a quantidade que vai libertar à noite. E é bom que o faça! Mas não se espante, quando vir a roupa de cama colorida e não ponha o seu melhor pijama depois da prova!
O couro cabeludo também é outra área muito exposta, e o próprio cabelo. Principalmente as pessoas loiras poderão absorver mais as cores, como é lógico tendo uma base de cabelo mais claro, é mais facilmente colorível, para além de que a haste de cabelo loira é mais fina.
Quem não usar chapéu e mesmo quem use, mas que de vez em quando vá tirando devido ao calor, pode manchar o couro cabeludo, dificultando a remoção das cores, no próprio dia, e provocando até alguma secura ou descamação no couro cabeludo.
Uma solução fácil é olear cabelo e couro cabeludo antes da corrida, assim o pó torna-se mais facilmente removível, o site da corrida recomenda óleo de côco, por exemplo. Consulte a área das perguntas frequentes (faq) da color run antes de ir, para se preparar para o evento.
 



Se tem problemas de pele, de alergias ou problemas respiratórios peça os conselhos ao seu médico, se está grávida, ou se tem filhos pequenos consulte também opiniões de profissionais antes de ir, e depois, se for o caso, divirta-se de uma forma segura e informada, e nada de se atirar para o chão ehehe!!!





P.S. Eu não sou médica, ou jornalista, não tenho nada a ver com a Color Run ou com os seus patrocinadores! Achei um fenómeno actual e interessante para abordar aqui. Um fenómeno diferente que gostava de saber mais pormenores e saber opiniões de particulares e profissionais. Contem as vossas experiências, opiniões, correcções ou algo mais que queiram partilhar para tornar este artigo mais interessante! Obrigada!




#dermatologia # pele #dermatologiaportugal #problemasdepele #casos

Sem comentários:

Enviar um comentário