segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O S. Pedro e a Pele

O S. Pedro e a Pele

Suar ou não suar....


Esta semana está Verão (26-28 graus)! Na semana passada esteve Inverno (tempestades, trovões, alerta laranja).... que estação fará para a próxima semana? O S. Pedro que tem a "chave das portas e janelas dos Céus" não se decide, e nós por cá temos que nos adaptar e proteger.

O mundo gasoso que circunda o exterior da nossa pele pode estar quente, frio, húmido, seco, ventoso, para além de apresentar poluição, fumo,  do ar condicionado ou aquecimento, entre outros agentes externos. A radiação UV é outro destes agentes que não está apenas presente nos meses de verão, ou nas praias, que existe também em dias de nevoeiro, e com algumas nuvens.
Não é que a nossa pele seja indefesa, ela tem vários mecanismos de protecção física, biológica, mecânica, e química. 

O filme hidrolípidico (que é um manto "invisível") é um desses recursos que mantém a nossa pele hidratada e um ph adequado para a defender da replicação de microorganismos, e da entrada de outros.  É composto de uma mistura de suor e sebo, envolve externamente a nossa pele, e a sua ausência ou debilidade podem causar irritações cutâneas.

As glândulas sudoríparas e os vasos sanguíneos vão também nos protegendo do calor ou do frio, gerando mais suor, ajudando na termoregulação do corpo. A função de termoregulação da nossa pele é muito importante, até porque ela tem a obrigação de manter a temperatura corporal por volta dos 37ºC, quer esteja calor, quer esteja frio. O corpo produz continuamente calor, e por isso é necessário eliminar o excesso, e aí vem a ajuda preciosa dos vasos sanguíneos e das glândulas sudoríparas. Os vasos sanguíneos, que chegam à derme, vão contraindo ou relaxando automaticamente (regulado pelo sistema neurovegetativo), permitindo o sangue chegar à superfície do corpo, eliminando uma parte do calor através de radiações (infravermelhos/ ondas de calor), outra parte por perda de calor ao contactar com o meio (convecção), e outra através da evaporação do suor. O aumento da temperatura do corpo permite o aumento da dilatação dos capilares sanguíneos, fazendo com que o sangue suba mais à superfície para que se possa ele próprio arrefecer. Se a temperatura ambiente for mais baixa, os vasos sanguíneos contraem-se para manter o calor, e os pêlos ajudam na acumulação de calor através do fenómeno de arrepio ou "pele de galinha".
No caso da temperatura interna ser mais elevada que o normal, não se deve praticar desporto, nem permanecer ao sol, uma vez que só contribuiria para sobreaquecer o organismo que já está demasiado quente.


Outra defesa da nossa pele é a barreira melânica. Na nossa pele temos melanócitos, que são as células presentes na epiderme e estão em contacto com os queratinócitos e produzem melanina. A melanina é como já devem de saber uma substância que confere pigmentos à nossa pele (mais clara, ou arruivada, ou mais escura). Estas células curiosamente são bastante numerosas nas zonas expostas (como o rosto), e o seu número vai diminuindo com a idade. Sobre a pigmentação falaremos melhor noutro dia.

Então como podemos ajudar a Pele na sua função?


Podemos ajudar:

- Evitando as exposições exageradas a agentes externos, na medida do possível - Sol, neve, vento, ar condicionado etc 
- Bebendo água, porque vamos perdendo suor ao longo dia por exemplo, há que repor (devemos de beber cerca de 2 litros de água)

- usando produtos com um ph adequado, evitando o contacto com detergentes e outras substâncias químicas 

- Fazendo uma higiene suavizante da pele não apenas de manhã, mas também antes de dormir. Durante o dia acumulamos pó, fumo, e outras substâncias/ impurezas na superfície da pele, para além da própria descamação, suor e sebo

- Ter em atenção o tipo de pele que tem para ajudar a equilibrar o estado da pele, usando produtos adaptados ao seu tipo de pele (o creme que é bom para a mãe pode desencadear uma reacção na filha, por exemplo).

- A hidratação externa é outro dos principio essenciais para a protecção da pele (rosto e corpo) 


- A protecção UV é outra das medidas que temos de tomar em conta, não só em termos de produtos com índice de proteção anti-UVA/UVB, mas também nas medidas educacionais a tomar, e horas a que estamos expostos

- A alimentação e nutrição - Como o tema de hoje era sobre a pele e o clima, este item ficou para o fim, não significando que não seja um tema importante, pelo contrario. A alimentação /nutrição é importante para todos os orgãos, e para o bom funcionamento deles, incluindo a pele e seus anexos.


Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário