terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cantora nigeriana cria creme para clarear a pele, fica branca e gera polémica

A cantora nigeriana Dencia chocou o público ao aparecer branca.


O espanto aconteceu porque a jovem, de raça negra, não se transformou por causa de alguma doença de pele, como o vitiligo, como o caso do Mickael Jackson. Ela criou um creme chamado Whitenicious, cuja o slogan é “Dê adeus à pigmentação e manchas para sempre (“Say goodbye to pigmentation and spots forever”, na versão original).
De acordo com o site oficial do produto, o creme foi feito para ser usado em regiões como joelho, cotovelos, juntas dos dedos e manchas, que tendem a ficar mais escuros do que o restante da pele do corpo, em pessoas de pele negra. A questão é que Dencia usou o produto no corpo inteiro e acabou virando espelho para várias pessoas.

Já pesquisei no site, e no Google, e parece mesmo que não revelam mesmo a composição desse "milagroso" creme aclarador. Será mesmo verdade esta notícia? Eles reclamam ter activos de origem vegetal e apenas substâncias naturais, sem a famosa hidroquinona ou agentes esteroides. Referem ser composto por 2 princípios activos: um removedor de manchas escuras, e outro aclarador, que não especificam, referindo apena ter Vitamina E e C em altas concentrações.

Para além de uma acção antioxidante, a acção aclaradora e a despigmentante da vitamina C e mesmo que seja uma forma de vitamina C estável, não seria novidade com certeza, pois há imensos cremes com este principio activo. Encontrei ainda em fórums a referência ao activo: "Calcium Pantetheine Sulfonate", não traduzo para ser a formula INCI original e não cair em erros eheh. Esta substancia actua nos melanócitos inibindo a melanogenese, mas também vai funcionar como um substituto da Coezima A (retinol), portanto podendo aqui provocar uma espécie de um envelhecimento cutâneo mais celere.

Na promessa estão resultados entre 1 a 2 semanas... Será isto verdade? Bom, verdade ou mentira a questão está a dar que falar´. O produto é caro, e tem vendas, fico pasmada não por brancos quererem ser morenos e negros quererem ser mais claros, mas por ainda haver consumidores que compram às cegas sem saber componentes ou contra-indicações, pois ninguém fala em uso de protector solar ou exposição ao sol...

Aconselhem-se, investiguem e fiquem da cor que são! Beijos

 

Sem comentários:

Enviar um comentário